Páginas

Agora é possível inalar sobremesas para evitar calorias
Investigador de Harvard desenvolve o Whaf

‘Le Laboratoire’, centro de investigação francês que se dedica a estudar a área da gastronomia, desenvolveu um aparelho que permite inalar sobremesas, ou seja, a máquina transforma doces, inicialmente líquidos, em vapores que podem ser aspirados com um tubo de vidro, evitando a ingestão de calorias.

O aparelho, 'Le Whaf', é um recipiente redondo de vidro com uma torneira, como um filtro de água. O líquido é colocado no interior e começa a observar-se a formação de uma "nuvem" no recipiente. A tecnologia integra o uso de ondas de ultra-som por cristais que se polarizam electricamente ou se deformam em um campo eléctrico.
Quando pequenas partículas ficam suspensas no Whaf, estas irão posteriormente formar vapores que podem ser inalados. A máquina já tinha sido desenvolvida, nos finais de 2009, pelo professor de Harvard, David Edwards, fundador do Le Laboratoire, em Paris, para três tipos de coquetéis, mas o projecto evoluiu e passou a incluir as sobremesas.

David Edwards já é conhecido por realizar projectos que entrelaçam ciência, gastronomia e arte, mas realizou, igualmente, trabalhos científicos sobre novos modos de aplicação de remédios e vacinas por meio de aerossóis. Para o docente, o Whaf – máquina projectada pelo designer culinário Marc Bretillot – é "uma nuvem de sabores".

Edwads explicou que o aparelho tem como objectivo dirigir a sociedade para um futuro no qual “comer é um acto tão efémero quanto respirar". O dispositivo vem dar resposta a uma das necessidades que mais se coloca actualmente, quando se trata de “comer”, ingerir menos calorias, mas conseguir saborear com o mesmo prazer e sensações.

Na minha opinião este aparelho não servirá para combater a obesidade, que é um dos problemas que está associado às gerações do século XXI, por isso, não me parece que seja uma grande invenção, pois quem aprecia comer não se satisfará apenas com o cheiro.

(artigo baseado no site online Ciência Hoje,
2011-01-28)

Sem comentários:

Enviar um comentário