Páginas

Alimentação até aos três anos pode influenciar QI
A alimentação das crianças nos primeiros anos de vida pode afectar o desenvolvimento do seu quociente de inteligência (QI).

Os investigadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, basearam o seu trabalho em dados do estudo ALSPAC, realizado com 14 mil crianças nascidas entre 1991 e 1992, e que faz um acompanhamento a longo prazo da saúde dos participantes.

Neste âmbito, os pais das crianças completaram questionários detalhados sobre o tipo de comida e bebida que os seus filhos consumiam aos três, quatro, sete e oito anos e meio. Depois disso, periodicamente, as crianças foram submetidas a testes de inteligência, segundo a escala de Wechsler. Os resultados revelaram que aquelas cuja dieta era pouco saudável apresentaram um QI menor do que os que tinham uma alimentação equilibrada.

De acordo com os investigadores, os padrões de alimentação entre os quatro e os sete anos não tiveram impacto no nível de inteligência das crianças, mas apenas o tipo de dieta mantida até aos três anos. "Os efeitos cognitivos relacionados com os hábitos alimentares nos primeiros anos de vida podem persistir mesmo alterando a dieta".

Independentemente do estudo ser verdade ou não, devemos ter sempre cuidado com a alimentação e não só até aos três anos de idade. É de realçar que não temos culpa da alimentação que os nossos pais nos deram até à idade prevista que poderá afectar o QI. O QI não esclarece tudo sobre a pessoa, não é por agora os pais serem extremamente cuidadosos com a alimentação dos filhos que vão criar futuros Einstein!

(artigo baseado no site online Ciência Hoje,
2011-02-07)

Sem comentários:

Enviar um comentário