Páginas




Importância da Formação Cristã





Durante a infância, o ser humano, na interacção no seu meio social, adquire muitas aprendizagens, principalmente por influência e exemplos de comportamento do próximo, pois tem as pessoas como seus referenciais e não possui noções precisas do que é certo ou errado.

Com o passar da idade tende a procurar valores por outros meios tais como escola, amigos, internet, televisão, porém a família continua a ser o pilar principal. O ensino contribui na preparação do estudante, na tentativa de lhe dar a entender o processo social em que está inserido e prepará-lo para ser crítico e tomar posições nos interesses sociais. No entanto, esse apoio é insuficiente na formação do jovem. Este precisa de procurar outros caminhos que o ajudem a encontrar a sua identidade, que alicerça-se em capacidades e valores, no qual é capaz de compreender o mundo e o significado que dá à sua vida, ou seja, pelo qual rege a sua existência, por isso é que é tão importante os jovens ligarem-se à Igreja, de modo a encontrarem o caminho correcto.


É do senso comum que a percepção individual do mundo é influenciada pelo grupo, logo convém escolher bem esse grupo. O diálogo é importante no sentido de recriar as relações sociais e experiências que enriqueçam o jovem para se tornar um adulto consciente e responsável. Estas experiencias na idade da adolescência beneficiam o individuo e a sociedade na formação social e intelectual de indivíduos para que de modo reflexivo e consciente, desenvolvam a compreensão de si, dos outros, da sua inserção na sociedade e da responsabilidade de todos na construção de sociedades mais igualitárias, mais justas e mais democráticas. Daí ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações, na medida em que o indivíduo se realiza como pessoa e expande as suas potencialidades. A comunicação entre os povos estimula a compreensão e o respeito mútuo, e enriquece a humanidade, e por isso é que todos os jovens de todo o mundo, principalmente os cristãos, se reunem num movimento como as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ). Deste modo, saem renovados espiritualmente, renascem para uma vida nova, pois a maneira de ver as coisas torna-se diferente para as pessoas que participam nestes eventos.



Existe uma tendência para o abandono da vida cristã na fase da adolescência, e por isso é que esta viagem é tão importante, para provar que ainda existem jovens interessados na vida espiritual, e não só material. Deste modo, prova-se através destes acontecimentos que esta religião não é só para velhos, como alguns pensam, é de todos e para todos. Os jovens precisam de se encontrar, de conhecer valores, e a religião pode ajudar nisso. A educação dos jovens na fé tem como resposta as suas necessidades mais profundas, as suas preocupações diárias, os seus dilemas existenciais e seus horizontes, partindo da verdade, a bondade e a beleza de Deus. As JMJ ajudarão os jovens a reflectir sobre a sua vida, a sua existencia e sobre o seu futuro.


Precisamente, o Papa Bento XVI diagnostica que os jovens «se sentem facilmente atraídos por outras coisas, por um estilo de vida bastante longe das nossas convicções.». Por isso, frente ao espectáculo de um mundo que fecha os ouvidos ao anúncio da fé, o Santo Padre disse: «Vós tendes a tarefa de propor novamente, com a competência que vos é própria, a beleza, a bondade e a verdade do rosto de Cristo, em que cada homem é chamado a reconhecer os seus traços mais autentico e originais, o modelo que deve ser imitado cada vez melhor. Portanto, esta é a vossa árdua tarefa, a vossa missão sublime: indicar Cristo ao homem contemporâneo, apresentando-o como a verdadeira medida da maturidade e plenitude humana». Eis aqui uma preciosa chave que o Papa Bento XVI para a educação na fé dos jovens: apresentar o Senhor Jesus como aquele que ilumina a realidade pessoal, as perguntas mais inquietantes, o horizonte, a realização, como chave definitiva para compreender o sentido da vida, o caminho para alcançar a plena realização pessoal e a plenitude no encontro definitivo com o Senhor.


A formação é um processo constante. A religião é um complemento a essa formação, que contribui para a aproxiamção de um homem completo, semelhante à figura de Deus. Através das JMJ os jovens terão a oportunidade de aprofundar as suas vocações, dando testemunho de esperança, contribuindo para o crescimento da Igreja. A cultura influenciará a forma proficional, tornando-os mais competentes, porque possuem bases sólidas e sabem o que está correcto e a forma de obter isso.


A crise não é só economica ou financeira como a maioria pensa, mas sim axiológica. Essa quase ninguém repara ou finge não reparar. Antes de combatermos a corrupção, devemos combater os maus valores, porque se todos tivessem valores correctos não roubariam, não matariam, …, Por isso, é fácil concluir que se deve combater o mal pela raíz, já dizia o ditado“é de pequenino que se torce o pepino”.


Urge que os cristãos actuais façam uma opção mais decisiva e clara pela sua formação, ultrapassando a estagnação e o desinteresse. Devem buscar esclarecer e aprofundar, cada vez mais e melhor a sua fé, para que não só conheçam os conteúdos da mensagem do Evangelho, mas também possam ter uma vivência religiosa madura, coerente e frutuosa no mundo contemporâneo. O conhecimento das verdades fundamentais de nossa fé oferece base para um compromisso cristão convicto e perene. Sustenta e alimenta a identidade, a espiritualidade e a missão dos cristãos no mundo de hoje. Não se pode descuidar da boa formação cristã, do aprofundar no conhecimento da mensagem de Jesus. A formação deve ser um elemento integrante da vida cristã. Deve ser permanente e dinâmica, de acordo com o desenvolvimento pessoal, intelectual, espiritual e apostólico. A formação cristã auxilia a fortalecer a nossa fé. Ajuda a encontrar com Jesus. Favorece reconhecer, acolher, interiorizar e desenvolver as práticas e os valores que constituem a própria identidade e missão dos discípulos na Igreja e no mundo. Torna a participação dos adolescentes na comunidade eclesial mais consciente e activa.
Devem aproveitar os estudos sérios e actuais da fé, para que possam continuar firme na sua caminhada humana e cristã na cultura contemporânea, pois a lenta e minuciosa preparação de um indivíduo dá como resultado seres humanos competentes no seu campo de especialização, possibilitando-os de prestar um bom serviço à sociedade. Portanto fica clara a importância da formação do cristão leigo para que ele seja um evangelizador. Por isso é que a paróquia de Soure valoriza as JMJ como um instrumento fundamental na formação do jovem. Como resultado desses conhecimentos, literalmente serão bons evangelizadores transformando o nosso ambiente e meio, assumindo o compromisso missionário.

Sem comentários:

Enviar um comentário