Páginas

Chimpanzés brincam como se fossem crianças humanas
Fêmeas tratam galhos como bonecas

Investigadores norte-americanos revelaram num que os chimpanzés bebés escolhem diferentes brincadeiras consoante o sexo, tal como acontece com as crianças. Este aspecto foi pela primeira vez observado neste trabalho, assim como as evidências de espécies não humanas e selvagens a brincar com bonecas rústicas.
Usam pedaços de paus de quatro maneiras distintas como sondas para procurar buracos que possam conter água ou mel, como apoio ou arma em confrontos agressivos, para brincadeiras solitárias ou sociais e em comportamentos descritos pelos investigadores como "carregamento de galhos".
Verificaram então, através de estudos comportamentais, que as fêmeas carregavam os galhos das árvores com mais frequência do que os machos. "Pensamos que, se os galhos estivessem a fazer o papel de bonecas, as fêmeas fariam o carregamento de galhos, até terem os seus próprios bebés, com mais frequência do que os machos. Agora, descobrimos que estas hipóteses estavam correctas", disse Wrangham.

De acordo com os investigadores, mais de cem fêmeas bebés levavam os pedaços de paus para os ninhos diurnos onde ficavam a descansar e a brincar de uma forma que evocava as brincadeiras maternas.
Concluíram que as evidências apontaram para vínculos claros entre as brincadeiras infantis e o comportamento adulto, uma vez que, em 99 por cento do tempo, as fêmeas, e não os machos, carregam os bebés chimpanzés.
"Uma das coisas que tornam a nossa descoberta tão fascinante é que existe pouca evidência de algo comparável em outras comunidades de chimpanzés. Isso levanta a possibilidade de que os chimpanzés estariam a copiar uma tradição local de comportamento. Esse pode ser o caso de combinação entre influências biológicas e sociais", explicou Wrangham.

(artigo baseado no site online Ciência Hoje,
2010-12)

Sem comentários:

Enviar um comentário