Páginas


Café é benéfico para a prevenção de diabetes

Os investigadores Atsushi Goto e Simin Liu, da UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles), atestaram que o consumo de café aumenta os níveis plasmáticos de uma proteína chamada SHBG. Esta regulamenta a actividade biológica das hormonas sexuais, testosterona e estrogénio, que intervêm no desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Este estudo revelou que as mulheres que bebiam quatro chávenas de café por dia possuíam níveis significativamente mais elevados de SHBG e uma menor probabilidade, de 56 por cento, de desenvolver diabetes comparativamente com as não consumidoras de café. Descobriram também que as mulheres portadoras da mutação do gene que provocava o aumento dos níveis plasmáticos de SHBG no sangue eram as mais beneficiadas com o consumo de café. Um grande número de estudos clínicos tem implicado o importante papel das hormonas sexuais no desenvolvimento de diabetes tipo 2, sendo agora possível comprovar que a proteína SHBG é crítica como meta inicial para a avaliação do risco e da prevenção do aparecimento de diabetes.


Adicionalmente ao efeito benéfico do consumo de café para a prevenção de diabetes, investigadores acreditam que também poderá melhorar a tolerância do organismo à glicose, através do aumento do metabolismo ou do melhoramento da sua tolerância à insulina.


(artigo baseado no jornal online Ciência Hoje,
2011-01-18)

Sem comentários:

Enviar um comentário