
"A Sombra do Vento"
Uma história inesquecível sobre o feitiço dos livros.
Numa manhã de 1945 um rapaz, chamado Daniel, é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da velha cidade: o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de A Sombra do Vento, do também barcelonês Julián Carax, um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona.
O livro fascinou-o tanto que mal o terminou de ler, o principal objectivo da sua vida passou a ser encontrar ou descobrir algo que o pudesse conhecer mais um pouco daquele autor. Pouco a pouco, ano após ano, várias peças, pessoas e histórias esquecidas vão-se juntando até se formar uma história de vida que supostamente devia ter sido esquecida, mas que a simples leitura de um livro esquecido por um menino fez vir ao de cima.
Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém tem queimado sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E descobre que este promissor escritor teve uma vida cheia de desgraças, sendo dado como morto em circunstâncias um tanto quanto suspeitas. Com isso envolve-se numa trama que tenta encontrar novos exemplares do autor e descobrir a sua biografia.
Em suma, a história da descoberta de um livro dentro de outro livro, passo a passo, de revelação em revelação, com relatos, cartas e confissões, vai descobrindo a história de um amor impossível, que simultaneamente se materializa nele próprio, e, conhecendo a pouco e pouco a tragédia de um romance idílico passado numa mansão assombrada que esconde várias gerações de segredos, corre para a sua própria desgraça, em que tudo se irá precipitar num último encontro nessa mesma mansão.
Vale a pena ler! Quando começarem não vão mais para...
Sem comentários:
Enviar um comentário