Páginas


"À minha filha em França..."

Um testamento inesperado, a uma filha desconhecida, que vai alterar a vida de duas famílias.

“À minha filha em França…” Estas palavras, ouvidas pela primeira vez aquando da leitura do testamento do irlandês Richard Kirwan, têm um efeito devastador nos seus filhos. Solange de Valney, 24 anos, que vive com o seu pai em França, provém de uma família abastada da região, cujo sustento provém do negócio de produção vinícola. Em 1970, recebe uma carta inesperada portadora de grande tormenta. A carta provinha de Dublin, enviada por Eleanor Kirway. Aquela trágica folha revelava-lhe a morte do seu pai Richard Kirway, irlandês, aí casado e pai de três filhos: Eleanor, James e Lizzie Kirway. Após sua morte foi revelado em testamento a existência de uma outra filha em França, a quem deixava também uma fatia dos seus bens, facto este causador de uma onda devastadora na harmonia das duas famílias.

Para Solange, o único pai que conhecia e amava era Henri de Valney, mas agora, fora surpreendida com a existência de um novo pai, o verdadeiro, Richard Kirway. Chocada e um pouco reticente, opta por investigar e esclarecer a sua verdadeira origem. A mãe, única pessoa capaz de responder a tão inquietante pergunta, já morrera, e Solange decide rejeitar os seus meios-irmãos irlandeses. Mas a verdade é impossível de apagar, e a recém-descoberta família terá de ultrapassar as diferenças e enfrentar o passado.

Em Dublin, a família de Richard procura lidar com a dor da sua perda, e também com a descoberta deste segredo, tão bem ocultado ao longo de toda a vida. Também aí procuram explicações para esta revelação chocante e insólita. E, é aos poucos, através dos relatos de cada pessoa de ambas as famílias que se vai montando o puzzle. Ora em 1970 , ora na época da 2ª Guerra Mundial, altura chave para descobrir a verdade. Aqui tem início o enredo, no preciso momento em que Richard Kirway, professor universitário, após ter casado com uma irlandesa e ter tido uma filha, parte para Paris, onde decorre ataques e massacres constantes devido à guerra. É neste clima de instabilidade, que quase morrendo se apaixona inesperadamente pela Celine de Valney, estudante de medicina que o ajuda clandestinamente, vítima da guerra.
Numa complexa sequência de amores proibidos, actos heróicos e segredos obscuros, Solange tal como Eleanor preparam-se numa intensa busca de vestígios passados, mantendo em suspenso os destinos das duas famílias.


A Guerra muda as pessoas…causa feridas e desgostos que nunca saram, e que permanecem na memória para sempre…
É necessário ter consciência dos erros da humanidade e interrogarmo-nos se vale a pena tirar gratuitamente a dignidade a qualquer pessoa, roubando-lhe a vida e a felicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário